quinta-feira, 25 de abril de 2013

Entenda a Pirâmide de Atividade Física



A Pirâmide da Atividade Física é uma importante ferramenta para ajudar a compreender a frequência com que devem ser feitos os diferentes tipos de atividade física para promover a saúde e, desta forma, permitir um melhor planeamento da mesma.

Assim, na base da pirâmide temos as atividades informais ou atividades do dia-a-dia. Este tipo de atividades, está mais relacionado com os comportamentos diários e pode

facilmente ser modificado através de opções simples como usar as escadas em detrimento do elevador, lavar o carro manualmente ou tratar o jardim com regularidade.

No segundo patamar da pirâmide, encontramos atividades de caráter mais formal ou planeado, como é o caso da caminhada vigorosa, jogging ou desportos aeróbios. Normalmente são praticadas com intensidade moderadas ou intensas e devem ser executadas 3-4 vezes por semana com uma duração entre 30-45 minutos, não necessariamente consecutivos.

Em plano menos destacado mas igualmente importante, encontram-se as atividades de força e de flexibilidade. Uma frequência de 2-3 vezes por semana são aconselhadas para estes casos. No caso da força, devem ser privilegiados os principais grupos musculares. No treino de flexibilidade, devemos dar especial ênfase aos músculos bi-articulares, como é o caso da musculatura posterior da coxa e adutores e também à musculatura peitoral.

Em relação ao período de inatividade, representado no topo da pirâmide, deve ser reduzido ao máximo.

Esse exemplo de atividade serve para  pessoas que não tem muito tempo para ir a uma academia e  precisam de atividade física e não sabe como praticar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário