terça-feira, 23 de abril de 2013

Os benefícios da caminhada e corrida.



Caminhar, correr, trotar e marchar. Todas essas atividades levam ao gasto de energia e fazem bem para o corpo e para a mente. Mas você sabe a diferença entre elas?
A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas mesmo que você caminhe todos os dias isso não quer dizer que o faça corretamente.
A caminhada a passos rápidos ou caminhada forçada e ininterrupta queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, estresse, entre outros. Esta atividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida. 

Quando você já estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, de preferência com acompanhamento de um professor de Educação Física.

Mas o uso de técnicas corretas é fundamental:

- Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos.
- Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.
- Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.
- Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.
- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.
- Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras.
- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.
- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois.

CORRIDA

 Correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal.  Quem está acima do peso só precisa de alguns cuidados para não sobrecarregar as articulações.  Se você é baixo e magro, melhor ainda - esse é o perfil favorável aos fundistas, corredores de longa distância. Sem falar que os resultados aparecem rápido.  Correu dez minutos no mês passado e ficou de língua de fora?  Pode apostar que em 15 dias vai chegar ao dobro. Isso aumenta a autoconfiança e a disciplina.  Para completar, faz um bem danado saber que você é capaz de ir se superando a cada dia...
AUMENTA O FÔLEGO - Toda vez que falamos em aeróbicos, lembramos logo da corrida.  Não é à toa.  A atividade é uma das mais eficientes.  Quando você mexe o corpo, todo o organismo,  especialmente os músculos, pede por oxigênio, o que é catalisador que transforma a glicose em energia.  Aí, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil.  Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem.  O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos
Corridas curtas e muito rápidas, que aumentam bastante o metabolismo e o consumo de gordura e "secam" o corpo rapidamente.
Corridas constantes mas com velocidade lenta a moderada de longo percurso,  que melhoram o condicionamento físico e emagrecem  gradativamente.

-  Antes de tudo, faça uma avaliação física incluindo um teste ergoespirométrico. Esta avaliação pode ser feita numa clínica ou laboratório, numa academia, clube ou através do seu médico.
- Procure um profissional que possa montar um programa de corrida para você e que possa acompanhar o seu caso.
- Faça um programa alimentar com um nutricionista, adequado as suas necessidades.
- Use um tênis apropriado para corrida com sistema de amortecedor.
- Procure saber o tipo de pisada que você tem. Desta forma, você pode compensar o problema e até comprar um tênis que possa ser mais adequado a você.
- Faça muito alongamento antes e depois da corrida.
- O descanso é tão importante quanto o treino. Preocupe-se em dormir bem, cerca de 6 a 8horas.
- Tenha paciência e perseverança, pois o começo não é tão fácil.
- Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores.
- Faça um acompanhamento médico, tanto de um ortopedista se houverem dores, quanto de um cardiologista para exames anuais.
- As atividades físicas trazem muitos benefícios, mas o excesso ou a forma inadequada de treino pode trazer sérias lesões.

Comece alternando a corrida com a caminhada;

semana: caminhe 4 minutos e corra 1 minuto alternadamente até completar 30 minutos.

semana: caminhe 4 minutos e corra 2 minutos alternadamente completando 30 minutos.

semana: caminhe 3 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

semana: caminhe 3 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

semana: caminhe 2 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

Obs
- Faça musculação de duas a três vezes por semana em dias alternados a este treino para fortalecer os ossos, músculos, 
tendões e ligamentos.
- Você poderá alternar a corrida na rua com a corrida na esteira. 
Se correr na rua, cuidado com os pisos irregulares, calçadas etc.

Um comentário: