quinta-feira, 16 de maio de 2013

Depressão x Atividade Física


Correr ou praticar atividades aeróbias moderadas três vezes por semana é, no mínimo, tão eficaz quanto tomar antidepressivos. A conclusão é de uma equipe de investigação da Universidade de Southwestern (EUA), liderada por Madhukar H. Trivedi.
Esta equipe demonstrou pela primeira vez que a prática de exercícios aeróbicos durante 30 minutos, numa média de três vezes por semana, diminui até metade os sintomas de uma depressão moderada.
Para o estudo, o grupo de investigadores seguiu 80 pessoas (dos 20 aos 45 anos), ao longo de três anos, com sintomas moderados de depressão. Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos que praticavam exercício em diferentes intensidades.
Aqueles que corriam de forma moderada ou intensa – durante 30 minutos – três a cinco dias por semana, tinham uma redução de 47% dos sintomas depressivos após 12 semanas.
No entanto, os participantes que realizaram atividades com menor intensidade (três vezes por semana), apenas tiveram 30% do proveito e no grupo que realizou exercícios de flexibilidade durante 15-20 minutos, a percentagem foi de 29%.
De acordo com Trivedi, “os resultados da resposta dos
pacientes são semelhantes aos obtidos com medicamentos antidepressivos ou mesmo à terapia de comportamento cognitivo”.
O estudo conclui ainda que para além de todos os benefícios físicos, o desporto é bom para o equilíbrio psíquico: liberta a agressividade, reduz o stresse e a ansiedade, aumenta a oxigenação do organismo, em grande parte devido às endorfinas segregadas pelo cérebro.

É muito importante o papel do psicólogo esportivo no trabalho em conjunto com profissionais da Educação Física e do Esporte. o trabalho destes profissionais é tão importante para o psicólogo: saber identificar as necessidades das pessoas; as que precisam de um pouco mais de incentivo, ou um pouco menos ou mais de exigência, de um papo leve e um ambiente alto astral. 
                  
Durante o treino não há muito espaço para lamentar, é preciso se concentrar na bola que vem chegando e na “tacada” certa. É mais difícil pensar em coisas ruins da vida externa quando precisamos contar quantas vezes estamos subindo e descendo uma barra com pesos, dando braçadas numa piscina, ou quando precisamos defender um golpe no tatame. Na
academia é sempre importante que toque música animada, professores gentis e em várias paredes esteja escrito: “LUGAR DE GENTE FELIZ”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário